sábado, 16 de julho de 2011

EDUCANDO PARA A LIBERDADE



Nessa manhã de quinta-feira 14 de julho, no centro de detenção provisória de Apodi (CDP), aconteceu a aula inaugural do projeto de Ensino “Educando para a Liberdade”.
O projeto educando para a liberdade é fruto de parceria entre os ministérios de Educação e justiça e da representação da UNESCO no Brasil, com apoio dos governos e entidades parceiras.
O projeto é coordenado pela técnica pedagógica de EJA da 13ª DIRED, Francilene Santiago, e será executado através de uma parceria envolvendo a secretaria da justiça e cidadania (SEJUC) via coordenadoria de administração penitenciária (COAPI), centro de detenção provisória de Apodi (CDP), secretaria Estadual de Educação e Cultura com apoio de Prefeitura Municipal de Apodi.



A aula inaugural contou com a presença da diretora da13ª Dired, Raimunda Ferreira Freire, a promotora da comarca de Apodi, Kaline Cristina de Almeida, a diretora da Escola Estadual Ferreira Pinto, Maria Rita Carlos Tavares, a coordenadora de EJA da 13ª DIRED, Francilene Santiago, o diretor do CDP, Airton Lucena, agentes penitenciários, Márcio Morais, Vantier Góis, Izabel Aprígida e a equipe da 13ª DIRED.
A coordenação do CDP de Apodi com apoio da 13ª regional de Educação e da prefeitura municipal de Apodi montou uma sala de aula nos solares de unidade prisional, com cadeiras e quadro, distribui fardamento e material didático para os 10 apenados que também terá direito a merenda escolar durante os quatro dias de aulas que totalizam 16h aulas, ministrada por Luis Diego Maia, estagiário do curso de pedagogia da universidade Estadual do Rio grande do Norte (UERN-Caraúbas).

O projeto Educando para a Liberdade mudará a vida dos detentos do CDP de Apodi, traz grandes perspectivas para os apenados. O projeto leva educação da rede estadual de ensino para todas as unidades prisionais do Estado.

Segunda a diretora da 13ª DIRED, Raimunda Ferreira Freire, através do projeto Educando para a Liberdade, muitos despertam o interesse pelas letras e se revelam poetas, escritores se interessam por terminar os estudos.
O diretor do CDP de Apodi, Airton Lucena, destacou a importância da implantação do programa na unidade prisional de Apodi, agradeceu o apoio do ministério público, da prefeitura da Apodi, da 13ª DIRED e varias outras instituições do município que contribuíram para a concretização desse projeto. Airton Lucena também destacou o trabalho e dedicação de todos os agentes penitenciários que atuam em Apodi.


O projeto “Educando para a Liberdade” constitui-se como referencia fundamental na construção de uma política publica integrada e cooperativa, marca para um novo paradigma de ação, tanto no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, quanto no âmbito da administração penitenciária.



FONTE: ASCOM DE  APODI  

Nenhum comentário:

Postar um comentário