quinta-feira, 27 de março de 2014

ABRE INSCRIÇÕES PARA O PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO 2014



A Câmara dos Deputados, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, lança o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2014. O programa é uma oportunidade para que jovens brasileiros possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. As inscrições vão até o dia 23 de maio.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Em 10 anos, houve a participação de 768 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Desde 2011, além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também podem participar, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio.


Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Na última edição, o representante do Rio Grande do Norte foi o estudante Pedro Lucas Paulino Torres, da cidade de Ielmo Marinho. Pedro, na condição de jovem deputado, apresentou a Câmara de Deputados o projeto que revoga o artigo 38 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a portaria normativa nº 10, referente à certificação de conclusão do Ensino Médio com base no ENEM. 

Os estudantes interessados em participar devem procurar a diretoria da escola e preencher a ficha de inscrição. Além disso, o candidato deve escrever um projeto de lei, tendo como tema assuntos ligados ao dia-a-dia do país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário