quarta-feira, 12 de março de 2014

OITO PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IRÃO REPRESENTAR O RN NA 12ª FEBRACE/SP

A 13ª DIRED parabeniza a todos os estudantes e professores pelo esforço e dedicação ao estudo e desenvolvimento dos projetos selecionados para participarem da FEBRACE 2014. Esperamos que todas as escolas continuem com o bom trabalho que até o momento vem sendo desenvolvido pelo corpo escolar e, estimulem seus alunos e professores a desenvolverem mais projetos durante esse ano, podendo também serem premiados pelo resultado de suas pesquisas.
 
22 estudantes da Rede Estadual de Ensino e nove professores participarão, no final deste mês, da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da USP (Febrace). As equipes representarão escolas dos municípios de Antônio Martins, Apodi, Mossoró, Paraú, Tibau e Umarizal. Os professores trabalharam com os estudantes, para que os projetos de pesquisa fossem desenvolvidos em nível de excelência científica e representasse a iniciação científica do Rio Grande do Norte.  A feira ocorrerá entre os dias 18 a 20 de março.
Neste ano, os projetos que se destacaram foram: o reaproveitamento do óleo de cozinha para a fabricação do sabão; Avaliação do potencial eólico do município de Apodi; Uso da casca de castanha como fonte de energia para indústria de cerâmicas no município de Apodi; Caracterização e estudo da estabilidade oxidativa do biodiesel de sebo bovino em diferentes condições de armazenamento; Dispositivo de segurança por sensoriamento em ultrapassagem; Real-brasileirismo: uma proposta para mudança de atitude; Tibau rumo à sustentabilidade, através da cultura do coco; e Uso da naturopatia no tratamento de ferimentos cutâneos. 
Os oito projetos concorrerão, com todo o Brasil, a uma vaga para representar o país na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel em Los Angeles (EUA).
Ao longo do ano passado, os estudantes passaram por várias etapas de avaliação, para poderem apresentar as suas pesquisas na Febrace. Os trabalhos foram selecionados, num primeiro momento, durante as feiras de ciências locais e depois na 3ª. Feira de Ciências, realizada em Mossoró. A 3ª Feira de Ciências contou com a participação de estudantes de 45 municípios da região do semiárido potiguar, num total de 193 trabalhos, de 70 escolas. Os projetos foram avaliados por professores mestres e doutores, nas mais diversas áreas do conhecimento.
De acordo com o professor e coordenador do Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, Felipe de Azevedo Silva Ribeiro, “durante a seleção estadual, os projetos foram submetidos a rigorosos critérios de avaliação, desde o uso do método científico, criatividade e relevância, clareza e objetividade na exposição do projeto e profundidade da pesquisa. Quando forem avaliados na Febrace, os mesmos critérios serão observados pela comissão julgadora, com igual peso para os trabalhos das quatro regiões do País. Mais uma vez, esperamos que os projetos dos estudantes potiguares estejam entre os melhores, a exemplo do que aconteceu nos três últimos anos, quando trouxemos muitas premiações na bagagem”.

A delegação potiguar embarca para São Paulo no próximo final de semana. Além dos professores, os estudantes estarão acompanhados de representantes das respectivas diretorias de ensino e da UFERSA. A Secretaria de Estado de Educação tem acompanhado e apoiado diversos projetos de iniciação científica em toda a Rede Estadual de Ensino, incentivado a descobertas de jovens talentos da ciência.


FONTE: http://www.rneducacao.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário