quarta-feira, 18 de abril de 2012




O ciclo de palestras da Campanha da Voz acontecerá nesta quarta-feira dia 18, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação. A partir das 13h, os professores e a população que se inscreveu na 13ª DIRED poderão participar do evento que acontece na Casa de Cultura.

Estão programadas palestras com fonoaudióloga e com médico otorrinolaringologista, também acontecerá avaliação acústica da voz com as fonoaudiólogas.



Até o próximo dia 20, especialistas das áreas da Fonoaudiologia e Laringologia irão ministrar palestras com as orientações que os educadores devem seguir para proteger o seu principal instrumento de trabalho na prática diária de suas funções. Os participantes também terão acesso a consultas e exames para avaliação e diagnóstico, além do encaminhamento para tratamentos e terapias vocais, quando necessário.


A programação da Semana da Voz segue na quinta-feira, 19 em Pau dos Ferros; e sexta-feira, 20, em Caicó. O objetivo é orientar e conscientizar os professores e a população em geral sobre o uso adequado da voz.
Segundo os especialistas, o uso abusivo e o cansaço vocal podem causar nódulos, pólipos, Edemas de Reinke (cordas vocais inchadas, provocando rouquidão), cistos, câncer de laringe e afonia perda total da voz.  


A campanha foi aberta nesta segunda, 16, no Auditório da Secretaria de Educação, em Natal. A abertura contou com a presença da secretária estadual da Educação, Betânia Ramalho, da diretora da Escola de Governo, Tânia Leiros, e do médico otorrinolaringologista, Pedro Cavalcanti. O projeto é realizado pelo Governo do Estado, numa parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação e Administração, Escola de Governo,  Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABO) e Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV).


Nenhum comentário:

Postar um comentário