sexta-feira, 20 de abril de 2012

Campanha Nacional de Voz em Apodi


A 14ª Campanha da Voz realizou mais um dia de evento. Nesta quarta-feira 17, foi à vez da nossa cidade Apodi receber a comitiva dos profissionais da voz.

O evento aconteceu na Casa de Cultura e contou com mais de cem participantes, sendo em sua maioria professores e funcionários da Educação.




Na ocasião houve palestras explicando sobre os cuidados que são necessários para o bom uso da voz e realização de consultas e exames para avaliação e diagnóstico, com o encaminhamento, quando necessário, para tratamentos e terapias vocais, com a finalidade de reabilitar a voz.




A diretora da 13ª DIRED, Raimunda Ferreira Freire, em sua fala ressaltou a importância dos cuidados com o aparelho vocal, principalmente para os profissionais que “vivem da voz”. Por isso, segundo Mundinha , é uma honra sermos agraciados com esse evento e elogiou o trabalho que é feito por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), Escola de Governo do Rio Grande do Norte (EGRN), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABO), e a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV).



A Voz é o som da comunicação na maioria dos processos de interação humana. Voz saudável contribui para a qualidade de vida. Sabe-se que um terço das profissões utiliza a voz no trabalho, e muitos referem distúrbio vocal como limitação de atividades profissionais. Um distúrbio vocal pode ser um sinal secundário de doenças neurológicas e de câncer de laringe.

“Os cuidados com a voz tem que estar na agenda escolar do professor, pois ela é o seu principal instrumento de trabalho. Na maioria das vezes, por falta de informação, os profissionais só procuram um especialista, quando já estão com algum problema. E são ações simples, de prevenção, que trazem resultados grandiosos.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário