quinta-feira, 31 de março de 2011

A 13º DIRED realiza mais uma jornada pedagógica

A Diretora  da 13º Dired Raimunda Ferreira Freire abrindo os trabalhos da jornada pedagógica
gestores e Equipe pedagógica das Escolas
Seguindo com um novo olhar para a prática pedagógica, a 13º Dired realizou neste dia 30 de março de 2011 no salão de evento da churrascaria Apodi, com gestores e equipe pedagógica das Escolas Estaduais, mais uma jornada pedagógica com o tema “planejamento estratégico como (Re) significação da prática pedagógica”.
Com o objetivo de discutir uma nova prática pedagógica a partir do planejamento estratégico de ações visando o fortalecimento do ensino aprendizagem, a coordenadora pedagógica da 13º Dired Patrícia Lorena direcionou o encontro fazendo a apresentação da pauta de trabalho a ser seguida.
Os participantes tiveram acolhimento afetivo “café com prosa”, momento de entrosamento com colegas e com a equipe da 13º Dired.
A diretora da 13º Dired Raimunda Ferreira Freire inicia a jornada saudando os presentes e fazendo ênfase à importância desses encontros de formação, pois nós educadores estamos caminhando para mudanças significativas na nossa prática de trabalho.
Na oportunidade Mundinha fez a apresentação do plano de gestão da 13º Dired,
Dando continuidade a programação, gestores e equipe pedagógica das escolas realizam o estudo do texto ”A identidade profissional do coordenador pedagógico em seguida socializam com apresentação das ações já realizadas nas escolas pautadas no texto.
Após a socialização das ações, a coordenadora da13º Dired patrícia, juntamente com a equipe pedagógica apresentaram as matrizes de referência do Ensino Fundamental, Eja, Educação do campo e Ensino médio.  
Após a pausa para o almoço que foi servido aos participantes, realizaram-se as oficinas:
·         Matrizes de referência da provinha Brasil e prova Brasil Ens. Fund. – anos iniciais
·         Matrizes de referência da prova Brasil Ens. Fundamental – anos finais
·         Matrizes de referência da prova Brasil e Enem – Ensino Médio
Cada seguimento foi direcionado pelas técnicas pedagógicas da 13º Dired, seguindo a pauta:
- 1º momento: Estudo das Matrizes
- 2º momento: Responder questionamentos
- 3º momento: Elaboração da pauta de trabalho a ser desenvolvida na Escola
- 4º momento: Apresentação em plenária

Momento de Estudo estudo do texto

Grupos concentrados no estudo

Finalizando a jornada, todos os seguimentos reuniram-se em plenária para fazer a socialização dos estudos referentes às matrizes de referência da prova Brasil e a apresentar a pauta de estudo que será trabalhada nas escolas com os professores.
 
Representantes escolhidos para socialização do estudo
Aparecida, Aloma, Clóves, Adeuzinete e Neide.





A diretora da 13° Dired Raimunda Ferreira Freire encerrou o trabalho fazendo repasse de informações direcionadas aos gestores e agradecendo pela participação ativa de todos os presentes.



O sucesso desse trabalho foi mais uma ação desenvolvida pela a equipe pedagógica dessa instituição 13º Dired, que tem o objetivo de assistencializar as escolas com competência de qualidade.







Parabéns!
Patrícia Lorena, Francilene Santiago, Silvana Pinto, Maria José, Francisca Peixoto (Nega), Socorro Alves, Nájila, Taninha Oliveira, Fátima Feitosa, Ione Morais, Cláudia Câmara, Elisângela Nunes, Jonas Firmino e a Raimunda Ferreira Freire que comanda essa instituição com credibilidade.

                                                                      
Confira mais momentos do encontro  
  










Nenhum comentário:

Postar um comentário