quarta-feira, 25 de abril de 2012

Encontro do Conselho Escolar




A Secretaria Estadual de Educação SEEC/RN e a 13ª DIRED realizaram o Encontro dos Conselhos Escolares, com a participação de mais de 100 pessoas (conselheiros das unidades escolares e dirigentes de ensino).

Na abertura dos trabalhos, tivemos o prazer de assistir a belíssima apresentação cultural da Escola Estadual Ferreira Pinto.






Raimunda Ferreira Freire, diretora da 13ª DIRED e anfitriã do evento, fez a abertura oficial do encontro, desejando a todos um bom dia de nos grupos de trabalho e finalizou a sua fala lembrando, mais uma vez, sobre a importância da  atuação do Conselho Escolar em uma instituição de ensino.





A palestra “A atuação do conselho Escolar no processo de Democratização da Escola”, proferida pelo professor Jonas Firmino Filho, abriu o debate  para os conselheiros presentes.


Palestrante,Jonas Firmino Filho.




O conselho é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, profissionais da educação, membros da comunidade local e o diretor da escola, que é membro nato. Cada escola estabelece as regras, de forma transparente e democrática, para a eleição dos membros do conselho. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, que visam garantir a gestão democrática e a qualidade da educação nas escolas públicas. 

Na parte da tarde, os grupos dividiram-se por seguimento para realizarem estudo de textos e sistematizarem suas conclusões.

Grupos:
No grupo de gestores, o texto foi sobre qual a Legislação que sustenta os Conselhos Escolares.

No grupo de servidores e professores, o texto trouxe qual a função social da Escola Pública.

No grupo de pais e alunos, o texto mostrou quais as principais atribuições dos Conselhos Escolares.

Por último, a Plenária de consolidação dos grupos e o encerramento do evento com as considerações da diretora da 13ª DIRED e Márcia da equipe da SEEC/RN.


 veja Mais fotos















Nenhum comentário:

Postar um comentário