domingo, 1 de abril de 2012

01 DE ABRIL, DOMINGO DE RAMOS



O domingo anterior ao Domingo de Páscoa chama-se Domingo de Ramos. É quando se benzem os ramos de oliveira e se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, montado num jumento, saudado pelo povo que Lhe estendeu pelo caminho as vestes e os ramos de árvores e gritava: "Hossana ao Filho de David! Bendito o que vem em nome do Senhor!”

O Domingo de Ramos foi instituído a partir do século IV como um modo de recordar essa entrada de Jesus de Nazaré na cidade de Jerusalém. Vários outros costumes foram associados ao Domingo de Ramos e somente na segunda metade do século VII é que o Vaticano restaurou a ordem dos Domingos da Quaresma.

Atualmente, a celebração de Ramos tem dois momentos: o primeiro, em que é feita a bênção dos Ramos, e o segundo, em que se realiza uma missa, altura em que se faz uma reflexão sobre a Morte e Ressurreição de Jesus. No final da celebração, os ramos de oliveira (ou de palmeira) são abençoados e levados pelos fiéis para ser colocados em cruz nas suas casas ou sobre alguma campa no cemitério, como sinal de compromisso com Cristo e simbolizando a força da vida e a esperança da ressurreição.

O dia da Páscoa é celebrado no primeiro domingo após a Lua Cheia que ocorre depois de 21 Março (a data do equinócio da Primavera, no hemisfério Norte, e do Outono, no hemisfério Sul), definida pela Igreja em 325 d.C., no Conselho de Nicea. Ou seja: o Domingo de Páscoa é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro domingo após o 14.º dia do mês lunar de Nissan, no calendário judaico (existente há mais de 3300 anos), em que os meses seguem as fases da Lua.

Com esta definição, a data da Páscoa varia de ano para ano, sendo no mínimo a 22 de Março e no máximo a 25 de Abril, o que determina que a Páscoa seja uma festa móvel. Esta data, a primeira das diversas festividades da Igreja Católica, vai determinar as restantes datas, como pode observar-se:

– terça-feira de Carnaval, que ocorre 47 dias antes da Páscoa;
– quarta-feira de Cinzas, que ocorre 46 dias antes da Páscoa e dá origem ao período da Quaresma;
– Domingo de Ramos, que ocorre no domingo anterior à Páscoa;
– Pentecostes, que ocorre no sétimo domingo após a Páscoa;
– Santíssima Trindade, que ocorre no domingo seguinte ao domingo de Pentecostes;
– Corpo de Deus, que ocorre na quinta-feira imediatamente a seguir ao domingo de Pentecostes.
A sequencia exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário gregoriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário