segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

DOCUMENTO DE ORIENTAÇÃO PARA FORMAÇÃO DOS ORIENTADORES DO PNAIC 2014

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (Resumo do Documento/ofício de Orientação do Programa - SEEC/MEC)

Estamos dando início às ações do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, neste ano 2014, no que toca à formação dos Orientadores de Estudos que são responsáveis pela formação dos Professores Alfabetizadores, esperando alcançar e superar, nesse ano, o sucesso já atingido no ano de 2013.
(...)foi possível constatar mudanças que principiam nas práticas de professores e gestores escolares e, principalmente, nos processos e resultados de aprendizagem das crianças.
Mas, sabemos, mudanças profundas e duradouras carecem de permanência de ações. Para isso, contamos com vossa valiosa colaboração... de modo a garantir a continuidade e a ampliação das atividades do PNAIC...
É também condição de continuidade e aprofundamento das mudanças iniciadas, que sejam mantidos, em suas posições, tanto os Coordenadores Locais, como os Orientadores de Estudo e os Professores Alfabetizadores, salvo exceções plenamente justificadas...
(...)

A substituição de orientadores de Estudo só será possível nos seguintes casos:
I - Deixar de cumprir os requisitos previstos no Art. 13 da resolução nº 04 de 27/02/2013;
II - Por solicitação do próprio orientador de estudos;
III - Não ter sido recomendado para certificação (ou seja, não alcançou a frequência e/ou nota mínima 7,0).
 
Ou seja, o proposto é que os Orientadores de Estudo, bem como os Professores Alfabetizadores sejam mantidos em suas posições de modo a poderem aprofundar e consolidar a formação iniciada e se constituírem em profissionais mais autônomos e formadores de outros grupos posteriormente. Para isso, é importante ressaltar a necessidade de que os Orientadores de Estudo possam ficar fora de sala de aula, de modo a terem condições de realizarem a formação continuada e o monitoramento da prática dos professores. 

Com relação às ações da Formação em 2014, o curso dos Orientadores de estudo somará 200 horas, distribuídas de acordo com a seguinte proposta de cronograma:
- Formação Inicial (40h) Março/Abril 2014
- 1º Encontro com Orientadores de Estudos (32h) Maio 2014
- 2º Encontro com Orientadores de Estudos (32h) Julho 2014
- 3º Encontro com Orientadores de Estudos (32h) Setembro 2014
- 4º Encontro com Orientadores de Estudos (32h) Novembro 2014
- Atividades Indiretas (8h) Maio a Novembro 2014
- Seminário Final (24h) Dezembro 2014

Além desses encontros de formação com os Orientadores de estudo, promoveremos pelo menos três encontros com os coordenadores locais, com 8 horas cada, para discussão e atualização de questões pertinentes à dinamização do Programa em cada município.


Equipe Coordenadora do PNAIC
Porfª. Drª. Denise Maria de Carvalho Lopes - Coordenadora Geral
Profª. Drª. Naire Jane Capistrano - Coordenadora Adjunta
Paula francimar da Silva Eleutério - Supervisora
Bárbara Raquel Coutinho Azevedo - Supervisora

Nenhum comentário:

Postar um comentário