segunda-feira, 13 de maio de 2013

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2013

Estão abertas as inscrições do Enem 2013!


 
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 começam hoje, segunda-feira, 13 de Maio e vão até o dia 27 de maio.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. Ela poderá ser paga via boleto até 29 de maio. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 29.
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. Para isso, será preciso apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.

As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, será a prova de ciências humanas e da natureza. No segundo dia, os candidatos passarão pelo teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.
Neste ano o Enem terá novas regras de redação, como ressaltou o Ministro da educação, Aloízio Mercadante, juntamente com o presidente do INEP, Luiz Cláudio Costa, na última quarta-feira, 08 de maio, quando foram divulgadas as primeiras informações do exame. As novas regras visam um maior rigor na correção dos textos, já que no ano passado houve alguns problemas que causaram revolta entre os estudantes.

Para fazer sua inscrição no Enem 2013  acesse o site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoenem/  a partir da 10h, segunda-feira. É necessário informar vários dados escolares e socioeconômicos, tanto pessoais quanto relativos ao grupo familiar. Os campos são de preenchimento obrigatório.

O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Que não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas.
Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e definanciamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. O Comprovante da Inscrição estará disponível no http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoenem/.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem até o terceiro dia útil após as provas, ou seja, até 30 de outubro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data que ainda será divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário