sexta-feira, 15 de junho de 2012

Educadores são capacitados para Programa Conquista



Cerca de oitenta educadores, entre professores, coordenadores pedagógicos e supervisores da rede estadual de ensino participam na Escola Estadual Edgar Barbosa, em Natal, de mais uma etapa da formação de professores promovida pelo programa Conquista, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

A formação começou na segunda-feira, 11, com a realização de palestras, oficinas, apresentação do material didático do programa e atividades pedagógicas. Os educadores Renato Nogueira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Tereza Penna Firme, da Cesgranrio, estão entre os palestrantes.

Os professores das turmas do programa Conquista pertencentes á circunscrição da 13ª DIRED, juntamente com as técnicas pedagógicas Francilene Santiago e Cláudia Pinto estão participando ativamente da formação, buscando se apropriar dos conhecimentos exigidos no desenvolvimento das atividades do Programa Conquista.

O programa Conquista oferece uma oportunidade de aceleração de estudos para jovens e adultos em distorção idade-ano escolar. Através dele, o estudante conclui o Ensino Médio em 18 meses. Nesta primeira fase, cerca de três mil alunos vão acompanhar as aulas nas escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte e 200 educadores serão formados pela metodologia do Telecurso. Alunos do segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participarão do programa.

O Telecurso é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Fundação Roberto Marinho. Com aulas presenciais, o método utiliza em sala de aula um material elaborado especialmente para o programa, por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores das principais universidades brasileiras.




Equipes da Secretaria de Estado da Educação e da Fundação Roberto Marinho vão acompanhar sistematicamente o trabalho realizado nas salas de aula do programa, com visitas frequentes e avaliações de desempenho. Além disso, todos os professores, supervisores e gestores envolvidos participarão de um contínuo processo de formação.

Segundo o coordenador regional da Fundação Roberto Marinho, George Lima, a metodologia do Telecurso propõe uma aprendizagem contextualizada e colaborativa. "Sua concepção pedagógica utiliza a cultura popular e explora as peculiaridades e regionalismos para trazer a vida para dentro da sala de aula. O objetivo é valorizar a experiência de cada aluno, apropriando-se dos mais modernos recursos tecnológicos, e oferecer a ele a oportunidade de buscar o próprio conhecimento.", completou.

"Nesse contexto, o papel do professor é fundamental. É dele a missão de mediar à aprendizagem e motivar o aluno. Para isso, eles também recebem uma formação continuada na metodologia do Telecurso.", afirmou a coordenadora de Desenvolvimento Escolar da Secretaria de Educação, professora Isabel Pinheiro.

Sobre o Telecurso


Entre os principais motivos que levaram o governo do Rio Grande do Norte a adotar o programa como política pública de ensino está o elevado índice de aprovação do Telecurso, que ultrapassa os 90%. A política também foi adotada pelos governos do Rio de Janeiro, Acre, Amazonas, Pernambuco, e pelo município de Belo Horizonte (MG). Em todo o Brasil, o programa possui 30 mil salas de aula, beneficiando mais de seis milhões de pessoas.







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