terça-feira, 16 de agosto de 2011

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA - AMANHÃ DIA 17 DE AGOSTO

 
 
 
A primeira fase da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP - anteriormente prevista para o dia 16 de agosto, será realizada amanhã, 17 de agosto, em todas as escolas públicas do Brasil. A alteração aconteceu devido à convocação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para uma paralisação nacional no dia 16 de agosto, data inicial de aplicação.

A OBMEP é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Em todo o Brasil, milhares de estudantes e professores de escolas públicas já reiniciaram as aulas pensando em conseguir bons resultados na Obmep. No total, 18,7 milhões de alunos da educação básica pública e cerca de 150 mil professores estão participando da competição. A coordenação da olimpíada divulgou que o maior número de inscritos está cursando o Ensino Médio: 7,1 milhões; seguidos do sexto ou sétimo ano do ensino fundamental, 6,2 milhões, terminando com o oitavo ou nono ano do ensino fundamental: 5,3 milhões.

Para cada nível de ensino serão aplicados testes de conhecimentos matemáticos, de acordo com os conteúdos das séries envolvidas. Cada prova tem 20 questões objetivas, com cinco opções de respostas. O regulamento diz que o aluno deve preencher o cartão-resposta e que não precisa apresentar os cálculos. O tempo para responder as questões é de duas horas e trinta minutos. A correção será feita nas escolas, seguindo instruções e gabaritos elaborados pela direção da Obmep.

A segunda fase da olimpíada acontece em 5 de novembro. Nesta etapa, que define os medalhistas de ouro, prata e bronze, e as menções honrosas, as provas serão aplicadas em centros de ensino, por fiscais contratados pela coordenação da olimpíada. A premiação está prevista para fevereiro de 2012.

Premiação – A Olimpíada premiará 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1800 com bronze. Serão concedidos certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Os 127 professores com melhor desempenho receberão um computador portátil. Receberão computadores portáteis e material para projeção móvel as 81 melhores escolas.

A Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida pelo Ministério da Educação e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Mais informações no site da competição.

O cidade de Apodi já teve destaques - medalhista e menção honrosa - nas edições anteriores.

Você que é aluno de escola pública, participe. Faça parte deste grupo de vencedores.


fonte: blog da professorinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário