terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ENCONTRO DA DIVERSIDADE


No dia 02 de Dezembro de 2013, no Auditório da Escola Estadual Prof. Antônio Dantas/Apodi, foi realizado o Encontro da Diversidade, com a participação de todas as escolas estaduais da jurisdição da 13ª DIRED, tendo como público alvo Gestores, Equipes Pedagógicas e professores. Objetivando discutir a temática da diversidade , possibilitando aos profissionais subsídios para a reelaboração do projeto político Pedagógico, visando desenvolver uma política de inclusão que tenha como eixo o direito ao trato democrático e público da diversidade em contextos marcados pela desigualdade e exclusão social.
Compreender a relação entre diversidade e educação Básica se faz necessário delimitar um princípio radical da educação pública e democrática que compreenda  o direito a diversidade e o respeito às diferença como eixo norteador de suas ações e das práticas pedagógicas, rompendo com postura de neutralidade que ainda se encontram nos currículos.
Nessa perspectiva, fez-se necessário a realização do Fórum da Diversidade que tem vista discutir o eixo temático "Educar na Diversidade", possibilitando a reflexão sobre o papel da escola quanto a construção de um espaço democrático de produção de conhecimento e que considere as singularidades e identidades sobre as diferenças socialmente construídas.
O evento contou com uma palestra, com o tema Diversidade nas Escolas: Possibilidades e Desafios, ministrada por Cláudia Diógenes. E, com uma mesa redonda, com o tema: A Diversidade Educacional das Comunidades, composta por representantes dessas comunidades: 
Do campo: Maria das Chagas
Indígenas: Lúcia Tavares
Caboclos: Joelma Oliveira
Cigana: Carla Alberta

Durante o evento, também houve o debate, estudo e elaboração de uma Proposta de Trabalho e a plenária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário