Neste dia 02 de dezembro (sexta-feira) no Sindicato dos trabalhadores Rurais de Apodi, ás 14h a 13ª DIRED estará realizando mais uma jornada pedagógica e na oportunidade acontecerá o lançamento da matrícula antecipada para pessoas com deficiência para todas as Escolas Pertencentes a essa circunscrição.
v Solicitar o Serviço de Intinerância da SUESP para assessorar a equipe pedagógica, alunos e familiares, quando necessário;
v Realizar, através da SEEC/SUESP, mini-cursos de capacitação para responder as necessidades constatadas no atendimento escolar;
v Confeccionar material didático adequado e necessário ao aluno com deficiência;
v Solicitar a SUESP/CAP material didático específico para o aluno cego ou com baixa visão;
v Encaminhar o aluno com deficiência ao Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais e Centros de Educação Especial.
v Solicitar junto a SUESP/CAS apoio pedagógico para o aluno surdo, bem como o Instrutor e Intérprete de LIBRAS.
v Providenciar melhores condições de acessibilidade ao aluno, observando as necessidades de cada um, tais como: aquisição de mobiliário adaptado e confecção de órteses para alunos com deficiência física, adaptação e confecção de material pedagógico utilizando a tecnologia de baixo custo.
Também haverá palestra que será proferida pelo doutor Dauri Lima.
MATRÍCULA ANTECIPADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
A matrícula antecipada é um projeto pioneiro iniciado pela SEEC, no ano de 2005, e tem como objetivo preparar as escolas para receber o aluno com necessidades educacionais especiais da melhor forma possível. Com a matrícula antecipada, além de garantir a vaga para o aluno especial, a escola identifica os alunos, conhece as suas necessidades e pode se adequar melhor para recebê-los no início do ano letivo.
É a matrícula realizada nos meses de novembro e dezembro, direcionada às pessoas com deficiência que ainda não frequentam a escola e tem como objetivo oferecer condições à escola para:
- Organizar as turmas de acordo com as normas do Conselho Estadual de Educação _ CEE/RN;
Nenhum comentário:
Postar um comentário