sexta-feira, 4 de novembro de 2011

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA



Neste sábado (5), os estudantes participarão da segunda etapa da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A segunda fase consiste na aplicação de prova discursiva e terá duração de três horas. Para esta etapa, classificaram-se 5% dos alunos inscritos pela unidade escolar que obtiveram o melhor desempenho na primeira etapa. É importante salientar que os selecionados para a segunda fase deverão comparecer ao local da prova portando um documento de identificação.

A olimpíada premiará alunos, professores, escolas e secretarias de educação com medalhas de ouro, prata e bronze. A divulgação da lista dos premiados será feita pela Direção da OBMEP em data a ser determinada.





A Olimpíada de Matemática é uma competição inspirada nos jogos olímpicos, que por sua vez são inspirados nos festivais esportivos que os gregos realizavam na antiga Élida, em honra ao deus Zeus e de outros deuses que habitavam o Olimpo.
A Olimpíada de Matemática do Estado do Rio Grande do Norte é realizada com os seguintes objetivos:

·         Induzir nos jovens o gosto e o prazer de estudar Matemática.
            Estimular o ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. 
·                  Disponibilizar aos estudantes e professores uma coleção de problemas estimulantes e desafiadores.



A Olimpíada de Matemática é uma disputa entre os jovens, de caráter intelectual, um torneio onde as armas dos participantes são a inteligência, a criatividade, a imaginação e a disciplina mental. Na Olimpíada de Matemática, os estudantes são divididos, conforme o ano que cursa na sua escola, em três níveis. Os três níveis são:

Nível I - Ensino Fundamental - 5ª e 6ª séries 
Nível II - Ensino Fundamental - 7ª e 8ª séries 
Nível III - Ensino Médio

Na Olimpíada de Matemática os estudantes concorrem experimentando o prazer de resolver problemas intrigantes.

Este tipo de atividade intelectual, que valoriza a competência e o saber, é uma demonstração de civilidade e avanço cultural. A história da humanidade comprova que as sociedades mais desenvolvidas têm cultivado esse sentimento de respeito pelas vitórias do espírito. Basta lembrar os que viviam nas épocas clássicas, onde os poetas eram coroados com os louros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário