quarta-feira, 21 de agosto de 2013

RELAÇÃO DAS ESCOLAS PARTICIPANTES DA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DA OBMEP - EDIÇÃO 2012

A Cerimônia de Premiação da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) - Edição 2012, acontecerá nessa sexta-feira, dia 23 de Agosto de 2013, às 14h no auditório da Escola de Governo de RN, no centro Administrativo do RN.
A OBMEP é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), e desenvolvida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).  Essa Cerimônia de Premiação é uma parceria da Secretaria de estado da Educação e da Cultura com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. 

Alunos contemplados:

DIRED NOME Nível ESCOLA TIPO MUNICÍPIO
13 CARLOS VINICIUS DE MELO Nível 2 EE ANTONIO CARLOS ENS DE 1 GRAU E CARAUBAS
13 JESARELA RAYSSA PEIXOTO EPIFANIO Nível 3 EE SEBASTIAO GURGEL ENS 1 E 2 GRAUS E CARAUBAS
13 AMANDA DYLANA DANTAS CAVALCANTE Nível 3 EE JOSE CLAUDIO ALVES ENS DE 1 E 2G E TABOLEIRO GRANDE



A 13ª DIRED parabeniza as Escolas e seus alunos por mais esse prêmio conquistado. 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

DIREDS VÃO REFORÇAR ACOMPANHAMENTO DAS ESCOLAS DURANTE A GREVE

 A Secretária de Estado da Educação, professora Betânia Ramalho, reuniu diretores e técnicos das DIREDS nesta quarta-feira (14), para repassar orientações que devem ser implementadas nas 16 Diretorias Regionais de Educação, durante o período de greve. Na ocasião, ela pediu para que as equipes regionais intensifiquem o acompanhamento das escolas nesse período, auxiliando as unidades com professores que aderiram ao movimento, na implementação de soluções criativas para que as aulas sejam mantidas. Os diretores das DIREDS aproveitaram o encontro para demonstrar apoio às posições da secretária.
Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Educação,a adesão das escolas no interior reflete os números da capital, onde mais de 85% das unidades funcionaram normalmente nesta quarta-feira (14).

 Fonte:http://www.rneducacao.com/ 




quarta-feira, 14 de agosto de 2013

AGOSTO, MÊS DO FOLCLORE

Em 1965, o Congresso brasileiro oficializou o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore, numa justa homenagem à cultura popular brasileira. A palavra folclore tem origem no inglês antigo, sendo que "folk" significa povo e "lore" quer dizer conhecimento, cultura.
O folclore brasileiro, portanto, é a cultura de nosso povo e não há nada mais nacional do
que ele. Afinal, ele é precisamente o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul. Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.

Na área musical, por exemplo, são inúmeros e muito variados os ritmos e melodias desenvolvidos em nosso país. É o caso do frevo, do baião, do samba, do pagode, da
música sertaneja... Há ainda as danças típicas das festas populares, como o bumba-meu-boi, o forró, a congada, a quadrilha e - é claro - o próprio carnaval, um verdadeiro símbolo de nosso país.

Um dos aspectos mais interessantes do folclore brasileiro, porém, são os seres sobrenaturais que povoam as lendas e as superstições da gente mais simples. O mais popular é o Saci, um negrinho de uma perna só, que usa um barreta vermelho, fuma cachimbo e adora travessuras, como apagar lampiões e fogueiras ou dar nó nas crinas dos cavalos.

Mas há vários outros seres fantásticos em nosso folclore: o Curupira, um anão de cabelos vermelhos, que tem os pés ao contrário; a Mula-sem-cabeça, que solta fogo pelas narinas; a Boiúna, cobra gigantesca cujos olhos brilham como tochas; e o Lobisomem, o sétimo filho homem de um casal, que vira lobo nas sextas-feiras de luas cheias, entre outros.

Em todas as partes do mundo, cada povo tem seu folclore, sua forma de manifestar suas crenças e costumes. O folclore se manifesta na arte, no artesanato, na literatura popular, nas danças regionais, no teatro, na música, na comida, nas festas populares como o carnaval, nos brinquedos e brincadeiras, nos provérbios, na medicina popular, nas crendices e superstições, mitos e lendas.

Mitos e lendas
As lendas misturam fatos reais e históricos com a fantasia e procuraram dar explicação aos fatos da vida social de uma determinada comunidade. Os mitos, tão antigos quanto a própria humanidade, são narrativas que possuem um forte simbolismo e foram criados pelos povos primitivos para explicar as coisas que não entendiam, como os fenômenos da natureza.

No Brasil, o folclore foi resultado da miscigenação de três povos (indígena, português e africano) e da influência dos imigrantes de várias partes do mundo. Por isso, nosso país tem uma tradição folclórica variada, rica e muito peculiar. Em cada região brasileira, o folclore apresenta semelhanças e diferenças.

Câmara Cascudo: pesquisador do folclore
Um grande estudioso do folclore nacional foi Luís da Câmara Cascudo, nascido em Natal, no Rio Grande do Norte em 1898 e autor de mais de 150 livros. Ainda hoje, a obra de Câmara Cascudo é uma referência imprescindível para se tratar do folclore, até porque diversas expressões folclóricas brasileiras por ele documentadas já desapareceram e não podem mais ser observadas.

O folclore, em especial a partir do século 20, serviu de base para a produção da arte culta brasileira. Os exemplos estão presentes em todas as artes. O pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi fez das bandeiras das festas juninas um elemento frequente de seus quadros e gravuras. O compositor fluminense Villa-Lobos aproveitou-se de temas do folclore em sua obra musical.

O folclore na literatura
Na literatura, há no mínimo três autores de importância indiscutível que se utilizaram de elementos da cultura popular. O paulista Mário de Andrade, grande estudioso do folclore, escreveu sua obra-prima, "Macunaíma", reunindo com olhar irônico e crítico inúmeras narrativas do folclore brasileiro.

O mineiro João Guimarães Rosa, autor de "Grande Sertão: Veredas" - um clássico da literatura nacional - tematiza a vida do sertanejo e trabalha tanto elementos característicos de narrativas folclóricas, quanto a própria forma sertaneja de uso da língua portuguesa. Da mesma maneira, o paraibano Ariano Suassuna compôs uma ampla obra teatral baseada na tradição folclórica nordestina. Como exemplo, podem-se citar "O Auto da Compadecida" ou "A Pena e a Lei", sem falar no monumental "Romance da Pedra do Reino".

O folclore no cinema e na TV
Convém lembrar que o folclore brasileiro - ligado ao universo rural, pois a industrialização do país é recente, em termos históricos - chegou a influenciar nossos meios de comunicação de massa. O ator e diretor Amácio Mazzaropi levou o caipira do interior paulista para as telas do cinema. O animador de programas de auditório Abelardo Chacrinha Barbosa fez enorme sucesso na TV utilizando-se elementos de festas populares do Nordeste, como as disputas entre cordões (o encarnado e o azul), que eram mediados por um velho, a quem Chacrinha personificava.

Nos meios de comunicação de massa, como o cinema, a estética dos circos mambembes que percorriam o interior do país também podem ser encontradas em produções cinematográficas inusitadas como os filmes de terror de José Mojica Marins, conhecido como Zé do Caixão.

Folclore e música
Em matéria de música folclórica, também chamada de "música de raiz", Inezita Barroso é uma grande pesquisadora.

Fonte:
http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u12.jhtmhttp://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/folclore-brasileiro-festas-comidas-e-lendas-tradicionais-do-brasil.htm

PLANEJAMENTO CLASSES MULTISSERIADAS

No dia 09 de Agosto foi realizado o planejamento das Classes Multisseriadas. Com o objetivo de discutir e implementar o planejamento, tendo em vista garantir os direitos de aprendizagem de 1º a 3º ano e habilidades e competências do 4º e 5º anos das Classes Multisseriadas.

Pauta:

  • Abertura - leitura deleite
  • Socialização das experiências
  • Rotina
  • Planejamento
 
1º ao 3º - Direitos de aprendizagem
4º e 5º - habilidades e competências - Ensino Fundamental
 
  • Apresentação de slides
Rotina  sala de aula
  • Planejamento
Elaboração do Projeto Folclore

CARAÚBAS E ANGICOS RECEBEM CONVÊNIO DA UFERSA E SEEC PARA CURSINHO PRÉ-UNIVERSITÁRIO

Aumentar o índice de aprovação dos estudantes de ensino médio na universidade, aliado ao desejo de incrementar a parceria em prol do ensino público. Com esse objetivo a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e a Secretaria de Estado de Educação e de Cultura assinaram Convênio de Concessão de Bolsa Monitoria. A parceria é para a prestação de ensino por meio do Cursinho Pré-Universitário Popular. O convênio foi assinado nesta quarta-feira, 10, pelo reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos e pela secretária de educação do Estado, professora Betânia Leite Ramalho, em solenidade na Ufersa Angicos.
O Pré-Universitário Popular vai funcionar nas dependências da Ufersa dos Câmpus de Angicos e Caraúbas, beneficiando também estudantes concluintes do ensino médio de Afonso Bezerra, Fernando Pedroza, Pedro Avelino e Lajes. As aulas serão ministradas por universitários da Ufersa, sob a supervisão de professores da Instituição. No total, serão 38 bolsistas (alunos-professores), sendo 28 de Angicos e 10 de Caraúbas. O valor da bolsa a ser paga pelo Governo do Estado é de R$ 240,00. Além dos professores e das instalações físicas, a Ufersa cederá o transporte para os estudantes até os câmpus.
Na ocasião, o reitor da Ufersa, José de Arimatea, agradeceu a parceria com o Estado, bem como a disposição dos monitores que são peça fundamental nesse processo voltado para a educação inclusiva. Segundo o reitor, apenas 13% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos no Rio Grande do Norte estão cursando o ensino superior, com o agravante na região central do semiárido quando o índice cai para 3%. “Iniciativas dessa natureza, aliado a Lei das Cotas, possibilitam o ingresso de alunos da escola pública nas universidades”, afirmou. O reitor disse ainda que a partir de 2014 a metade das vagas oferecidas pela Ufersa será destinada a alunos da escola pública.
O cursinho é um projeto de extensão com o objetivo de fortalecer a formação científica para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, porta de entrada para a universidade. “O Pré-Universitário Popular é fruto de uma ação desenvolvida no Programa Conexões de Saberes que foi transformada em política de inclusão da Universidade”, frisou a vice-coordenadora do projeto, professora Rita Diana. Em 2012, esse projeto mobilizou 77 universitários da Ufersa e 450 alunos da rede pública de ensino.
A secretária de educação, Betânia Ramalho, ressaltou a importância de parcerias entre as unidades federativas voltadas para a resolução de problemas que afligem a nação, a região e os municípios. “São parcerias voltadas para uma educação com compromisso social, inclusiva e democrática”, frisou. Para a secretária, a mudança de mentalidade com relação à interiorização do ensino superior tem possibilitado maior oportunidade para o ingresso de jovens na universidade. “Um convênio pequeno, mas de valor enorme”, frisou a secretária.
Com o desafio de aumentar o número de estudantes nativos da região na Ufersa, a diretora do Câmpus Caraúbas, professora Edna Linhares, acredita que em pouco tempo o pré-universitário popular trará resultados positivos. Resultados nesse sentido foram apresentados pelo diretor da Ufersa Angicos, professor Joselito Medeiros. Segundo ele, 70% dos alunos do Pré-Universitário Popular de Ipanguaçu conquistaram uma vaga numa universidade pública, na Ufersa, na Uern ou no IF-RN.
O pró-reitor de extensão e cultura da Ufersa, professor Luiz Augusto Vieira Cordeiro, salientou o valor dos jovens para o desenvolvimento do país. “Temos que fazer muito para a formação e crescimento da juventude”, frisou, adiantando que a universidade pública vivencia uma nova realidade voltada para a igualdade de direitos com maiores chances para o ingresso no ensino superior.
informações disponíveis em:
http://www2.ufersa.edu.br/portal/noticias/8193









segunda-feira, 12 de agosto de 2013

FORMAÇÃO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Sábado, 17 de Agosto do corrente ano, será realizada mais uma Formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no Auditório da 13ª DIRED, a partir das 07h30 min. Não percam!

ESTUDO PEDAGÓGICO

No dia 06 de Agosto, foi realizado mais um estudo com a equipe pedagógica da 13ª DIRED, na pauta foi passado um slide com sugestões para a Formação Continuada nas escolas.
após a exposição do slide, foi discutido e analisado alguns pontos positivos que deve fazer parte do momento de formação dos agentes da escola.
Logo após, foi feita a leitura e discussão do texto: Projeto Político pedagógico: Um Olhar nos dizeres, fazeres e afazeres da escola.