segunda-feira, 8 de abril de 2013

EDUCAÇÃO ESPECIAL

De 01 a 05 de Abril a Técnica da Educação Especial da 13ª DIRED, Netinha Fernandes, com a Técnica Pedagógica da Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação, Claudina Lins, estiveram monitorando algumas escolas do Município de Apodi, com o objetivo de conhecer a demanda existente de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), bem como, verificar os recursos disponíveis para o funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM).
Foi um trabalho bastante significativo, onde na oportunidade foi feita uma avaliação diagnóstica com os alunos que apresentavam baixa visão, a fim de verificar o grau de deficiência e dar as orientações cabíveis.

VISITA À ESCOLA ESTADUAL PROFº ANTÔNIO DANTAS

No dia 1 de Abril foi feita uma visita à Escola Estadual profº Antônio Dantas, pela Diretora da DIRED Raimunda Ferreira Freire e a coordenadora do Ensino médio, Francilene Santiago, com o objetivo de fazer o levantamento das atividades do Ensino Médio Inovador, bem como, avaliar e realizar o planejamento do processo de desenvolvimento dessas atividades, com vista ao fortalecimento das ações junto à Escola, buscando a melhoria do ensino. 

As atividades/Projetos que irão ser realizados pela escola são:

  • Música na Escola;
  • Cinema na Escola;
  • Astronomia, Astronáutica e as Novas Tecnologias;
  • Rádio Escolar;
  • Teatro na Escola;
  • Viajando com a Leitura: Uma Perspectiva de Cidadania;
  • Energia Solar e seus Benefícios para a Comunidade Escolar;
  • Química Experimental e sua Função Social na Sala de Aula;
  • Conhecendo a Economia do Nosso Município;
  • Repensando a leitura;
  • Portal do AD - O Blog como Instrumento Pedagógico.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

TEMPESTADE DE IDEIAS DA FEIRA CIENTÍFICA NA ESCOLA ANTONIO FRANCISCO/FELIPE GUERRA



A equipe da DIRED representada pela técnica do Ensino Médio Francilene Santiago e pela técnica pedagógica Najila Antônia, juntamente com a Professora Antônia Gidélia da Costa e os estudantes Francisco Jocyel de F. Fernandes, Huguemberg de Oliveira Santos e Antônio Torres Geracino da Escola Estadual Maria Zenilda Gama de Apodi/RN, participantes da FEBRACE visitaram hoje, dia 04/04/2013, a Escola Estadual Antônio Francisco no município de Felipe-Guerra, com o objetivo de incentivar a equipe escolar, professores e estudantes a participarem da III Feira do Semiárido Potiguar. A equipe acima referida trabalhou com os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, a tempestade de idéias e ficaram encantados com o nível e interesse dos estudantes e o resultado do trabalho. O passo seguinte deve ser dado pela equipe escolar, onde professores e estudantes deverão sistematizar as idéias para desenvolverem os projetos a serem apresentados na III Feira Ciência do Semiárido Potiguar em setembro de 2013.








CINQUENTENÁRIO DE PAULO FREIRE EM ANGICOS

Esse ano é comemorado os 50 anos da experiência de educação de jovens e adultos, desenvolvida pelo educador pernambucano Paulo Freire, patrono da educação brasileira, no município de Angicos. Para marcar a data, a Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com a comissão do Projeto Paulo Freire 50 anos e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, programaram conferências e apresentações culturais nos dias 2 e 3 de abril.
No dia 02/04, no auditório do Campus Angicos da UFERSA, houve a apresentação do cordelista Hailton Mangabeira, assinatura da Ordem de Serviço para construção do Memorial Paulo Freire e lançamento do Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos, Dr. Marcos José de Castro Guerra, realizou  uma conferência com o tema: “AS 40 HORAS DE ANGICOS: VÍTIMAS DA GUERRA FRIA?”. Apresentações teatrais, exibição do filme “40 horas de Angicos” e documentário produzido pelo núcleo de referência da História e Memória da EJA/UFRN, com entrevistas a ex-alfabetizandos.
No dia 03/04, também no auditório do campus Angicos da UFERSA, houve o lançamento da Revista de Informação do Semiárido (RISA), numa Edição Especial intitulada “Angicos 50 anos depois do trabalho pioneiro de Paulo Freire nas 40 horas”. depois, os professores Moacir Gadott, do Instituto Paulo Freire, e Joaquim Alcoforado, da Universidade de Coimbra/Portugal  comandam a mesa redonda sobre a influência de Paulo Freire nas práticas de Educação de Adultos no Brasil e em Portugal. Também, houve o círculo de cultura, com relatos das experiências dos coordenadores dos círculos de cultura e educandos das 40 horas.
Informações colhidas nos endereços eletrônicos: http://www.defato.com e http://www.sociedadeativa.net

O Evento também contou com a presença da Secretária de Educação do Estado Betânia Ramalho e a Diretora da 13ª DIRED Raimunda Ferreira Freire.

























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quarta-feira, 3 de abril de 2013

ENCONTRO COM GESTORES E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO

No dia 01 de Abril foi realizado um Encontro com a participação de Gestores Escolares e Secretários Municipais de Educação, com o objetivo de Integrar o Sistema Educacional de Ensino das redes públicas, ampliando as possibilidades de melhorar o desempenho das atividades escolares e a aprendizagem dos alunos.

O Encontro teve como pauta:
  • Boas vindas;
  • Apresentação do Projeto da Feira de Ciências - Dª Simone Cabral;
  • Orientação do Plano de Gestor - profº Marcos magalhães e Profº Elmo Alves;
  • Avaliação do Censo Escolar 2012 - Técnicos Jonas Filho e Jânia Carvalho;
  • UAB: Polo Apodi - Raimunda Ferreira Freire;
  • PDE Interativo - Elisângela Nunes;
  • Informações Gerais
  1. A Drª. Simone Cabral enfatizou a importância de trabalhar com projetos científicos no espaço escolar, pois favorece a melhoria das condições de aprendizagem, estimulando a aplicação prática de reflexões teóricas por meio de intervenções efetivas na sala de aula. 
  2. Jonas Firmino e Jânia Carvalho falaram da necessidade da avaliação do Censo Escolar 2012, por meio do Educacenso que é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor e da Escola. Pediram a colaboração dos Diretores para auxiliarem os técnicos responsáveis por fazer o censo escola, a fim de agilizar o processo e facilitar  o acesso às informações.
  3. Elmo Alves e Marcos Magalhães repassaram as orientações do Plano Gestor, onde a CONSED - Conselho Nacional de Secretarários de Educação, disponibiliza através do site: premiogestaoescolar.com.br, os direcionamentos para as escolas fazerem seu cadastro, inscrição e atualização das informações acerca da Escola, fazer um raio-x. Por que, para se ter uma escola por excelência, é preciso ter o Plano de Ação, fazer registros, tirar fotos, arquivar todas as ações positivas desenvolvidas pela escola.
  4. Raimunda Ferreira Freire falou sobre a UAB - Polo Apodi, onde enfatizou a necessidade de fazer um levantamento de quais Cursos podem ser oferecidos, já que depende da demanda para que os cursos sejam criados e efetivados.
  5. Elisângela Nunes informou que o PDE Interativo já se encontra aberto e que é preciso que os diretores façam o Plano e enviem para o MEC avaliar as necessidades existentes. O PDE Interativo é uma ferramenta que vai ajudar na gestão escolar e na qualidade da aprendizagem do aluno, pois é ele que dá o perfil da escola e suas necessidades.
  6. É preciso fazer a prestação de contas do Programa Mais Educação 2012 para poder receber os recursos de 2013
  7. Fazer a inscrição de educação física até o dia 30 de abril no site da CODESP: codesp.educacao.rn.gov.br.














PROJETO DESPERTAR 2013

Foi realizado o 1º Encontro do Projeto Despertar, com a representante do SEBRAE de Pau dos Ferros, Lúcia Pereira. Durante o Encontro foi feito o cronograma Geral com a previsão das atividades para 2013, das Escolas Estaduais de Ensino Médio da circunscrição da 13ª DIRED que participam do Projeto.. 

CRONOGRAMA:

ESCOLA
ATIVIDADE/DATA
AULA INAUGURAL
INÍCIO DOS ENCONTROS
FEIRAS
01
EE. Antônio Dantas
10/04/2013
19/04/2013
Início Agosto
02
EE. Zenilda Gama
10/04/2013
18/04/2013
Início Agosto
03
EE. Sebastião Gomes
10/04/2013
16/04/2013
Início Agosto
04
EE. Antônio Francisco
10/04/2013
18/04/2013
Início Agosto
05
EE. Sebastião Gurgel
06/04/2013
19/04/2013
Início Agosto
06
EE. Lourenço Gurgel
06/04/2013
19/04/2013
Início Agosto
07
EE. Francisco de A. Pinheiro
09/04/2013
16/04/2013
Início Agosto
08
EE. 12 de Outubro
09/04/2013
03/05/2013
Início Agosto
09
EE. José Cláudio Alves
09/04/2013
Abril
Início Agosto

terça-feira, 2 de abril de 2013

EDITAL PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA RN ALFABETIZADO

Resumo do Edital do Processo Seletivo do Programa RN Alfabetizado

A Secretária da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, no uso de suas atribuições legais e considerando:
           I.   O dever constitucional do Estado de estender o direito ao ensino fundamental aos cidadãos de todas as faixas etárias;
       II. A Lei nº 10.172/2001, que determina a universalização da alfabetização em uma década;
           III. A necessidade de atender às demandas de alfabetização nos municípios com baixo IDH - Índice de Desenvolvimento Humano e Alta Taxa de Analfabetismo;
           IV. A Lei nº 10.880/2004, que define ser serviço voluntário as atividades desenvolvidas pelos coordenadores no âmbito do RN - Programa Brasil Alfabetizado;
         V.  O Programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido pelo Ministério da Educação, regulamentado pela Resolução FNDE/CD nº 44 de 5 de setembro de 2012;
           VI.  A perspectiva de superação do analfabetismo jovem, adulto e idoso assumida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte como afirmação da política pública de Educação de Jovens e Adultos;
          VII.   A necessidade de credenciar coordenadores e alfabetizadores, na condição de voluntários, para desenvolver atividades de alfabetização de jovens, adultos e idosos no Estado do Rio Grande do Norte;
        VIII.   A necessidade de se estender a oportunidade educacional àqueles que não estudaram na etapa infanto-juvenil; 
         IX.  O compromisso do Estado com a população Norte-Riograndense, resolve:
TORNAR PÚBLICO
O presente Edital, que estabelece instruções essenciais destinadas à realização do Processo Seletivo de  Coordenadores e alfabetizadores de turmas Voluntários, para atuar no Programa Brasil Alfabetizado e atender a demanda do Rio Grande do Norte, conforme Anexo I, deste Edital.
  •  Os candidatos farão provas, de caráter eliminatório e classificatório, de acordo com o seguinte Quadro:
FUNÇÃO COORDENADOR     
PROVAS
Nº DE QUESTÕES
Objetiva de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, com ênfase na    pedagogia freireana.
15
Educação em Direitos Humanos
5
 FUNÇÃO ALFABETIZADOR

PROVAS
Nº DE QUESTÕES
Objetiva de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, com ênfase na    pedagogia freireana.
15
Objetiva Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos
5
 -  A Nota Final (NF) será calculada por meio da seguinte equação:
NF = 0,60 x NAJA + 0,40 x NEDH, em que:

         NAJA é a nota na Prova Objetiva de Alfabetização de Jovens e Adultos, NEDH é a nota na Prova Objetiva de Educação em Direitos Humanos.
- O Resultado Final do Processo Seletivo será divulgado no site www.ifesp.edu.br/ead e afixado na sede de cada DIRED.
-   O Processo Seletivo será válido por 8 (oito) meses.
-  O candidato poderá obter informações referentes ao Processo Seletivo,  por meio do telefone (84 3232 1494 ou 3232 1485), ou na sede das 15 DIRED.
-  É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo, os quais também serão afixados nas sedes das 15 Diretorias Regionais de Educação – DIRED, no interior, e em Natal na sede da Secretaria Estadual de Educação/Programa Brasil Alfabetizado e divulgados no site www.ifesp.edu.br/ead
-  Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenadoria do Programa da SEEC.

ANEXO I 
PROJEÇÃO DE ALFABETIZADORES A SEREM SELECIONADOS NO ANO DE 2013
13ª      DIRETORIAREGIONAL DE ENSINO
Município
Turmas
Total
Coordenadores


Zona Urbana
Zona Rural


Apodi
Apodi
6
15
21
3
Apodi
Caraúbas
4
10
14
2
Apodi
Felipe Guerra
2
7
9
1
Apodi
Itaú
7
14
21
3
Apodi
Rodolfo Fernandes
4
8
12
2
Apodi
Severiano Melo
1
7
8
1
Apodi
Tabuleiro Grande
1
7
8
1
Total:
 
25
68
93
13
ANEXO II 

Tema e conteúdos programáticos das provas objetivas para Coordenadores de turmas:

1) Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, com ênfase na pedagogia Freireana:
  • ·  A importância do ato de ler em Paulo Freire;
  • ·  Categorias epistemológicas freireanas: Diálogo, Curiosidade, Temáticas Significativas, Problematização e Leitura de Mundo.
 2) Educação em Direitos Humanos:
  • ·  Definição da educação como um Direito Humano
  • ·  O processo da construção da cidadania
  • ·   Educação não-formal : concepção e princípios

ANEXO II

Tema e conteúdos programáticos das provas objetivas para Alfabetizadores:
1) Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, com ênfase na pedagogia Freireana:
  • A importância do ato de ler em Paulo Freire;
  • Categorias epistemológicas Freireanas: Diálogo, Curiosidade, Temáticas Significativas, Problematização e Leitura de Mundo.
2) Diretrizes Cuticulares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos ( 2010)
  • Educação de jovens e Adultos e Adultos e o Direito a Educaçã

ANEXO IV

CRONOGRAMA

  •  Inscrições pelo site www.ifesp.edu.br/ead – a partir das 8h do dia 26 de março até às 23h e 59min do dia 04 de abril de 2013
  • Consulta aos locais de provas – a partir do dia 10/04 pelo site www.ifesp.edu.br/ead e nas Dired.
  • Aplicação da prova objetiva - 21 de abril de 2013
  • Resultado da prova objetiva – 07 de maio pelo site e relação afixada nas Dired.
  • Interposição de recurso – 08 a 09 de maio de 2013
  • Apresentação de documentação e recebimento das relações de analfabetos do Cadastro Ùnico do Bolsa Família-  08 a 10 de maio de 2013.
  • Recebimento das turmas de alfabetização –  13 a 25 de maio de 2013.
  • Formação Inicial : * 06 e 07,13 e 14 de julho de 2013.
  • Início das aulas- * 08 de julho de 2013.       
  • Término das aulas – *15 de fevereiro de 2014. * (previsão)

Para ter acesso ao Edital na íntegra, acesse o site abaixo:

Atenção,
Inscrição de Bolsistas do Programa Brasil Alfabetizado / SEEC:
Abaixo você pode acessar o Edital N.° 01/2013 - SEEC que estabelece instruções para a realização do Processo Seletivo de Alfabetizadores Voluntários /Tradutores-Interpretes de libras e Coordenadores, para atuar no Programa Brasil Alfabetizado, atendendo a demanda dos 167 municípios relacionados no anexo I deste edital.
Caso você tenha interesse em participar deste processo, Baixe a Ficha de Inscrição correspondente ao cargo pretendido (Alfabetizador ou Coordenador), que se encontra disponível logo a seguir, PreenchaSalve em seu computador eEnvie, como anexo, através do Email: rnalfabetizado@ifesp.edu.br