sábado, 4 de janeiro de 2014

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL/ANO LETIVO 2013

O processo de inclusão tem sido uma conquista gradativa e requer perseverança daqueles que abraçam a causa. São muitas as dificuldades e grandes os desafios, mas crer que é possível avançar, nos motivará a seguir em frente.
Para a 13ª DIRED, o ano letivo de 2013 foi um ano de grandes conquistas. Dentre elas, destacamos a implantação das salas de recursos multifuncionais, as quais foram estendidas a todas as escolas contempladas pelo MEC, possibilitando assim, uma melhor assistência aos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Mesmo sabendo que nem todas as escolas aderiram a esse avanço significativo pra educação especial, nos alegramos por tamanha oportunidade disponibilizada. As escolas que dispõe de Salas de Recursos Multifuncionais, são:
E. E. Ferreira Pinto - Apodi
E. E. Gerson Lopes - Apodi
E. E. Alvani de Freitas Dias - Apodi
E. E. Antonio Dantas - Apodi
Centro educacional de Educação Especial Geovânia Andrade de Morais - Apodi
E. E. Antonio Francisco - Felipe Guerra
E. E. Francisco de Assis Pinheiro - Itaú
E. E. Francisco Pinto - Itaú
E. E. Lourenço Gurgel - Caraúbas

Em Abril, tivemos a visita da técnica pedagógica da SUESP, Claudina Lins, que junto com a técnica Netinha Fernandes, visitaram as escolas com o intuito de verificar a quantidade existente nas escolas de alunos com deficiência visual e analisar as condições de atendimento e orientarmos para darmos uma melhor assistência.
Em Julho, a 13ª DIRED também foi contemplada com uma intérprete de libras (Erika Sousa) e dois instrutores ( Sebastião Gurgel e Carlos David), com o objetivo de alfabetizar os alunos surdos existentes nas escolas.
No período de Maio a Julho houve um ciclo de formações promovido pela Secretaria de Educação/SUESP/Natal-RN, para técnicos pedagógicos de Educação Especial, professores das Salas de Recursos Multifuncionais e pessoas envolvidas com a causa da inclusão.
Em Julho, as técnicas da Secretaria de Educação, Ivana Lucena e Inês Albano, fez uma visita com a incumbência de avaliar um aluno, onde foi constatada sua precocidade e evidenciado nas nas suas características um conhecimento acima da média. Também avaliaram outras crianças ao qual nem todas foram diagnosticadas como superdotadas. Aproveitando o visita, realizaram uma formação sobre altas habilidades/superdotação com professores da sala de recursos, apoios e coordenadores pedagógicos, com a finalidade de despertar um olhar sensível para fazê-los enxergar esses alunos dentro das escolas.
No dia 18/09/2013, aconteceu a Marcha da Inclusão, que teve como tema: Inclusão:  um desafio entre o ideal e o real.
No dia 17/10/2013, houve o II Seminário para gestores, mostrando o papel do gestor frente a a escola para todos e o lançamento da matrícula antecipada/2014 e refletir sobre a importância do seu papel na construção da escola aberta as diferenças.
Aqui fi registrado apenas algumas atividades realizadas pela equipe da Educação Especial, tendo havido muitas outras ações de grande importância para o avanço significativo na vida de todos os atores da Educação Espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário