quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

RELATÓRIO DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2013

A 13ª DIRED realizou no dia 18 de Dezembro de 2013, o IV Fórum de Educação Básica, como incentivo a valorização e divulgação das experiências desenvolvidas pelas escolas circunscritas a esta Regional de Educação, trabalhando também temáticas que desenvolvam o incentivo a novas possibilidades de produção do conhecimento no contexto escolar e objetivando promover debate e reflexão do trabalho desenvolvido pela SEEC/DIRED/ESCOLA, como construção do conhecimento no espaço escolar.
A diretora Raimunda Ferreira Freire fez a abertura dando boas vindas e norteando os trabalhos decorrentes no dia.
Marcos Magalhães encaminhou as atividades das mesas redondas, onde foram debatidos os seguintes temas:
1ª mesa: Currículos: Saberes construídos na escolas
2ª mesa: Formação continuada: avanço na prática pedagógica/avaliação no contexto escolar;
3ª mesa: PNAIC/relatando experiências.

A coordenadora pedagógica Francisca das Chagas mencionou que, currículo é o todo, é o fazer, é o construir, dentro do processo educativo.
A pedagoga Luiza Ione acrescentou que o currículo escolar ainda é fragmentado, dividido em disciplinas, enfocando a necessidade de enxergarmos de forma mais ampla, envolvendo aspectos culturais, inclusão, interdisciplinaridade, compreendendo um todo.
O momento das experiências exitosas das escolas foi uma oportunidade de crescimento, de partilho de saberes e experiências, evidenciando a comprovação dos esforços e tornando o ambiente agradável, a descoberta de talentos, nos fazendo compreender o processo de aprendizagem como etapa de transformação e nos fazendo visualizar os avanços ocorridos nas escolas.
O Fórum foi concluído com a exposição das ações realizadas pela 13ª DIREDno ano letivo de 2013. ressaltando o compromisso em caminhar junto às escolas, assistenciando-as de acordo com as suas necessidades e baseada nas possibilidades e responsabilidades. Na ocasião, a diretora Raimunda Ferreira Freire acrescentou: que estejamos comprometidos em desejar resultados, enxergarmos a escola como um todo, onde todos atuem ativamente no processo de ensinar e aprender.
A escola é formada por pessoas que tem sentimentos. É preciso humanizar o nosso fazer e percebermos a necessidade do outro.

Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário