segunda-feira, 5 de agosto de 2013

AGOSTO DA ALEGRIA 2013

O governo do Estado junto com a 13ª DIRED, na intenção de fomentar a vida folclórica no Rio Grande do Norte, vem apresentar em Apodi a extensão do Agosto da Alegria.
Temos assim, a grata satisfação de realizar esse evento em nossa cidade e possibilitar que Apodi torne-se parte do circuito de festejos do Folclore Potiguar, despertando em nossas escolas e nos alunos, com a organização de seus professores, grupos de danças, teatro e artes, prestigiando a nossa cultura.
Neste evento teremos como tema: “Folclore Potiguar: Um cortejo com passos e cantos”, uma referência de pesquisa histórica como fonte de perpetuação da tradição Cultural Potiguar.
 
Objetivos  do Evento:
GERAL:  
  • Possibilitar o resgate da cultura local, fomentando ações que promovam experiências culturais e artísticas que contribuam para a formação cidadã, contemplando a diversidade cultural na vivência escolar.
ESPECÍFICOS:
  • Desenvolver trabalho de pesquisa bibliográfica e empírica sobre as danças populares proporcionando aos participantes o contato direto e intenso com os festejos do folclore potiguar;
  • Realizar oficinas de teatro e dança com os grupos culturais e demais jovens da rede estadual de ensino, no intuito de contribuir na formação e surgimento de novos talentos;
  • Realizar a II Mostra Cultural: Agosto de Alegria.
     
PROGRAMAÇÃO:
Durante o mês de Agosto:
01 a 08 – Pesquisas bibliográficas das danças populares (locais e estaduais), como fonte empírica nas escolas.

Ação:  A escola deve promover atividades de pesquisa fazendo  registro  e realizando trabalhos de exposição  junto  com os alunos, em todos os níveis de ensino da escola.

12 a 16 –   Oficinas de teatro, dança e arte popular, com grupos culturais e comunidade. (Preparação de apresentação para o cortejo, evento e comunidade.
Ação:  A escola deve organizar  um  grupo que se  apresentará  no dia do evento   Agosto da Alegria ;

A escola com o grupo  realizará os ensaios  de acordo com  a  dança folclórica escolhida  e indicada, como  também deve promover  durante a semana  a aproximação  da escola com  grupos culturais  da cidade.
 
19 a 23 –   Realização de MOSTRAS das escolas na comunidade.
Ação: A escola deve promover uma mostra com todo material da pesquisa bibliográfica, realizando  essa exposição, inclusive  com apresentação de dança, teatro e arte.

28/08 – Cortejo Folclórico:

- Concentração na Praça Júlio Marinho – 17h.
- Rua Dix-Sept Rosado
- Av. Marechal Floriano
- Chegada ACDA
18h30mim: Apresentações Culturais
20h30mim: Encerramento

Sugestões de bibliografias:
Livro:
GURGEL, Tarcílio. VITORIANO, Vicente. GURGEL, Deífilo. Introdução à cultura do RN: Literatura - Artes plásticas- Folclore. Autores: Tarcílio Gurgel – Vicente Vitoriano -  Deífilo Gurgel           Editora. Grafiset, 2003.

Sites:  www.rn.gov.br/conheca-o-rn/cultura/folclore
             www.rncultura.no.comunidades.net
 
“Folclore Potiguar: Um cortejo com passos e cantos”



“Folclore Potiguar: Um cortejo com passos e cantos”



Nenhum comentário:

Postar um comentário