quarta-feira, 24 de abril de 2013

PLANO DE ATENDIMENTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (PME) - 2013

Nessa segunda-feira, 22 de Abril, foi realizado mais um Encontro do Programa Mais Educação, coordenado pela Técnica Elisângela Nunes, no NTE da 13ª DIRED, às 8h, direcionado para Diretores e coordenadores das Escolas participantes no Programa. Ao qual foi destacado as seguintes orientações:

Informamos que as escolas públicas parceiras em 2012 já podem cadastrar no SIMEC o Plano de Atendimento do Programa Mais Educação (PME) relativo à adesão 2013.
Para as escolas urbanas participantes da adesão ao Programa em 2012, haverá algumas novidades para este ano, dispostas a seguir:
a) O redesenho do PME (Escolas Urbanas) em 2013 responde ao desafio de superar a dicotomia entre turno e contra-turno de modo que as atividades escolhidas sejam incorporadas nas práticas cotidianas dos professores e professoras. 

b) A partir de 2013, o PME possibilita uma ação específica para jovens de 15 a 17 anos que ainda estão no Ensino Fundamental. O objetivo é proporcionar a estes estudantes um espaço educativo para aprendizagens e convivência e assegurar sua permanência para a conclusão com qualidade do Ensino Fundamental.

c) Escolas que compõem o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa devem contemplar estudantes dos anos iniciais nas atividades do PME envolvendo a atividade de Acompanhamento Pedagógico, especificamente com ações de alfabetização e letramento.

d) Para garantir a efetividade do Programa Mais Educação e a conexão das atividades do PME ao projeto político-pedagógico da escola, em 2013, o Programa passará a ofertar às escolas urbanas sete Macrocampos, sendo eles: 1) Acompanhamento Pedagógico 2) Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital e Tecnológica 3) Cultura, Artes e Educação Patrimonial; 4) Educação Ambiental e Sociedade Sustentável; 5) Esporte e Lazer; 6) Educação em Direitos Humanos e 7) Promoção da Saúde. As atividades dos macrocampos que deixam de existir foram incorporadas aos atuais macrocampos.

e) O Macrocampo Acompanhamento Pedagógico continua sendo obrigatório, agora com apenas uma atividade que contemplará as diferentes áreas do conhecimento e envolverá todas as atividades disponíveis anteriormente (alfabetização, matemática, história, ciências, geografia e línguas estrangeiras). Essa atividade será denominada “Orientação de Estudos e Leitura” e tem por objetivo a articulação entre o currículo estabelecido da escola e as atividades pedagógicas propostas pelo PME, ensejando assim o permanente diálogo entre os professores da escola e os monitores que atuam no PME. 

f) As atividades dos macrocampos “Educação em Direitos Humanos” e “Promoção da Saúde”, quando escolhidas, devem ser articuladas como temas transversais nas demais atividades selecionadas no PME, sobretudo nos Macrocampos de Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital e Tecnológica (ex. jornal, rádio escolar e etc) e Cultura, Artes e Educação Patrimonial (ex. teatro, dança e etc), considerando que a partir de agora, para estas duas atividades, serão disponibilizados recursos de custeio e capital para o desenvolvimento destas temáticas.
 g) O PME traz as atividades olímpicas de: badminton, luta olímpica e vôlei de praia, além disso o PST transformou-se na atividade “Esporte na Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas”(basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez), que objetiva qualificar a ação pedagógica, por meio de uma proposta planejada, inclusiva, participativa, que possibilita o desenvolvimento de diversas modalidades, tendo o atletismo como base, e valoriza o prazer e o lúdico, fundamentada nos pressupostos do Esporte Educacional e articulada com o projeto pedagógico da Escola.
Aproveitamos para destacar algumas questões relativas ao preenchimento do Plano de Atendimento disponível no SIMEC para as escolas urbanas que participaram da adesão ao Programa Mais Educação em 2012:

a) Atividades 2013: Neste novo desenho, a escola deverá optar pela atividade “Orientação de Estudos e Leitura” (obrigatória) e mais 3 atividades correspondentes aos demais Macrocampos. Caso a escola queira realizar uma 5ª atividade, esta será obrigatoriamente a atividade: Esporte na Escola/Atletismo e Múltiplas Vivências Esportivas.
b) Relação Escola-Comunidade: Incentiva e apoia a abertura das esco las nos finais de semana proporcionando o desenvolvimento de diversas oficinas com intuito de fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de contribuir para valorizar o território e os sentimentos de identidade e pertencimento. Por isso, a aba “Relação Escola-Comunidade\" será disponibilizada caso a escola opte pela abertura aos finais de semana, momento em que deverão ser informadas as oficinas temáticas de interesse da sua comunidade.
c) Jovens de 15 a 17 anos: Esta ação visa construir propostas de atividades com os jovens, que propiciem trabalhos integrados entre diferentes áreas de conhecimento tendo o objetivo principal de orientar a criação de espaço para pensar seu projeto de vida desenvolvendo: AUTORIA e AUTONOMIA do grupo de estudantes. Assim, a aba “Jovens de 15 a 17 anos\" será disponibilizada caso a escola opte pelo desenvolvimento desta atividade específica, devendo informar o número de estudantes participantes da ação.

d) Espaços PME: esta aba é de preenchimento obrigatório e destinada à inserção de fotos e arquivos que mostrem os diferentes espaços (dentro e fora d a escola) onde ocorrem as atividades do Programa Mais Educação. No caso de escolas que já fizeram modificações em suas estruturas por meio de recursos do PME, é importante postar imagens que mostrem o antes e o depois.

e) Questionário Monitoramento Físico-Financeiro: esta aba é de preenchimento obrigatório. No item 1 - Recursos PDDE/Educação Integral da escola deverá especificar os recursos referentes às rubricas de custeio e capital a partir do saldo informado pelo FNDE.

f) Tramitação do Plano de Atendimento: Ao iniciar o preenchimento do Plano de Atendimento, a escola sairá do status “Não iniciado” para o status “Em cadastramento” e permanecerá assim até o preenchimento de todas as abas do seu Plano de Atendimento. Após o término do preenchimento do plano, é necessário que o técnico da escola abra a aba “Verificar Pendências” para enviar o plano para a secretaria municipal/estadual. Para isso, basta clicar no botão, na lateral direita da tela, enviar para avaliação na secretaria municipal/estadual.

Observação: Antes de iniciar o preenchimento do Plano de Atendimento, a escola verá uma janela com todas as informações acima. Só depois de clicar em “Li e estou ciente do PME 2013” é que poderão fazer o preenchimento.



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