domingo, 18 de dezembro de 2011

Governadora empossa gestores de Escolas


Os gestores Escolares da Rede Estadual de ensino eleitos para o biênio 2012/2013 tomaram posse na manhã desta quinta-feira (15). A solenidade foi realizada no auditório do Praiamar Hotel, em Ponta Negra e contou com a presença da Secretária de Educação do Estado, professora Betania Ramalho e da Governadora Rosalba Ciarlini, que anunciou uma série de melhorias salariais para os educadores.




Este mês, os professores da rede estadual receberão a última parcela do aumento de 34% concedido pelo governo. A governadora também garantiu o cumprimento do piso salarial para os professores com o pagamento do aumento que será concedido pelo governo federal em janeiro de 2012, o aumento da gratificação para diretores e vice-diretores das escolas, diretores das Direds e garantiu ainda a formação de um grupo de trabalho para por em andamento os processos de aposentadoria e os processos para cumprimento do Plano de Cargos Carreira e Remuneração do Magistério Estadual.

A governadora Rosalba Ciarlini atrasou uma viagem a Brasília para participar do evento e aproveitou a solenidade para expressar o compromisso do governo com o fortalecimento da democracia nas escolas. Sobre a gestão escolar, a governadora também anunciou o cumprimento da lei estadual que garante o regime de dedicação exclusiva aos diretores e vice-diretores das escolas.

"Eu já deveria estar em Brasília, mas atrasei a viagem para vir aqui transmitir a minha total confiança em vocês. Já fizemos algumas melhorias, vamos fazer mais e para o próximo ano não vai faltar professor nas escolas porque o concurso já foi feito e vocês terão direito a se dedicar exclusivamente a suas escolas." Concluiu a governadora.

Foram empossados 577 gestores vitoriosos nas eleições diretas realizadas no período de 04 a 30 de novembro, deste ano, para os cargos de diretor e vice-diretor, em Escolas Estaduais localizadas em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

A solenidade também contou com a participação de representantes das entidades estudantis. Pedro Sérgio, presidente da APES, Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas, declarou que o processo eleitoral é mais um avanço na participação dos alunos na gestão escolar.

Já a secretária, Betania Ramalho, destacou a importância da gestão escolar para a melhoria da qualidade da educação no RN. Para ela, a solenidade de posse não pode ser entendida apenas como um ritual que acontece de dois em dois anos, é preciso que se faça uma reflexão sobre o papel que os educadores têm na sociedade
"Somos iniciados na vida por um mestre, por um professor isso é um papel de grande expressividade e responsabilidade perante a sociedade. Gerenciar tudo isso é um ato de extrema importância, por isso, estamos reestruturando a secretaria. Para o próximo ano, vamos corrigir uma rota, vamos acabar com a cultura do ofício e fazer com que a secretaria vá ao encontro da escola, para que a escola não precise vir até a secretaria." Declarou Betania Ramalho.

A programação de posse também contou com a realização de um seminário sobre gestão escolar que prossegue até a tarde desta sexta feira (16). O ponto alto do Seminário será a conferência da secretária, Betania Leite Ramalho, sobre o "O novo Projeto de Educação para o RN".

Fonte: SEEC- RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário