Nos dias 26 e 27 de setembro, A Diretora da 13ª DIRED Apodi/RN, Raimunda Ferreira Freire e a coordenadora pedagógica Silvana Pinto, participaram do 5° Seminário Prazer em Ler, que aconteceu no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE). Durante os dois dias, mais de 600 educadores participaram de palestras e discutiram questões referentes ao “Acesso à cultura escrita, um direito!”, tema do encontro que também nomeia a palestra de abertura, a cargo da bibliotecária Silvia Castrillón, de Bogotá/Colômbia, pais considerado pela UNESCO como referência no trabalho de incentivo a leitura como ferramenta de desenvolvimento humano.
Ainda no primeiro dia houve um encontro com o escritor Affonso Romano de Santana, que proferiu a palestra “Ler o Mundo”, título do seu mais recente livro, que será autografado em seguida, além da mesa redonda discutindo o tema “O acesso à cultura escrita por meio da leitura literária”, com as participações potiguares da professora Ivoneide Bezerra de Araújo Santos, professora e escritora Salizete Freire e do professor Adriano Lopes Gomes.
“O tema acesso à cultura escrita não poderia ser mais apropriado. Os educadores têm aprofundado estudos e aperfeiçoado suas práxis a partir da compreensão de que a leitura é um direito de todos, independente de classe social, e permite o exercício pleno da cidadania”, explicou a educadora Cláudia Santa Rosa, diretora do Instituto de Desenvolvimento da Educação e coordenadora do Seminário.
Na terça-feira, o escritor paulista, de mais de 60 livros, Edson Gabriel Garcia falou sobre “Ler e escrever: duas paixões de uma vida”. Ainda neste a palestra “A formação do leitor na escola”, a cargo de Simone Bueno Borges da Silva, doutora em educação pela UNICAMP e docente da Universidade Federal da Bahia. No período da tarde, a mesa redonda “É assim que promovemos a leitura na escola”, com representantes de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte apresenta relatos de experiências exitosas na área de formação de leitores e, encerrando a programação, a palestra “Leitura: unindo os prazeres da literatura com a criticidade da cidadania”, ministrada pelo professor doutor Ezequiel Theodoro da Silva, de Campinas/SP.
Ainda na terça a Escola Municipal Eulina Augusta, através da sua professora mediadora Maria do Céu Araújo, expõe o projeto de leitura da escola na mesa Temática – “É assim que promovemos a leitura na escola...”.
No encontro teve ainda o lançamento do folheto de cordel “Rio Grande do Norte de Leitores”, pela professora Sírlia Lima e momentos literários realizados por crianças, adolescentes, jovens e professores mediadores de leitura.
O Seminário conta com a parceria do Instituto C&A, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, Secretaria Municipal de Educação de Natal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim e União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte – UNDIME/RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário