Cerca de
oitenta educadores, entre professores, coordenadores pedagógicos e supervisores
da rede estadual de ensino participam na Escola Estadual Edgar Barbosa, em
Natal, de mais uma etapa da formação de professores promovida pelo programa
Conquista, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a
Fundação Roberto Marinho.
A formação
começou na segunda-feira, 11, com a realização de palestras, oficinas,
apresentação do material didático do programa e atividades pedagógicas. Os
educadores Renato Nogueira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e
Tereza Penna Firme, da Cesgranrio, estão entre os palestrantes.
Os professores
das turmas do programa Conquista pertencentes á circunscrição da 13ª DIRED,
juntamente com as técnicas pedagógicas Francilene Santiago e Cláudia Pinto
estão participando ativamente da formação, buscando se apropriar dos
conhecimentos exigidos no desenvolvimento das atividades do Programa Conquista.
O Telecurso é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Fundação Roberto Marinho. Com aulas presenciais, o método utiliza em sala de aula um material elaborado especialmente para o programa, por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores das principais universidades brasileiras.
Equipes da
Secretaria de Estado da Educação e da Fundação Roberto Marinho vão acompanhar
sistematicamente o trabalho realizado nas salas de aula do programa, com
visitas frequentes e avaliações de desempenho. Além disso, todos os
professores, supervisores e gestores envolvidos participarão de um contínuo
processo de formação.
Segundo o
coordenador regional da Fundação Roberto Marinho, George Lima, a metodologia do
Telecurso propõe uma aprendizagem contextualizada e colaborativa. "Sua
concepção pedagógica utiliza a cultura popular e explora as peculiaridades e
regionalismos para trazer a vida para dentro da sala de aula. O objetivo é
valorizar a experiência de cada aluno, apropriando-se dos mais modernos
recursos tecnológicos, e oferecer a ele a oportunidade de buscar o próprio
conhecimento.", completou.
"Nesse
contexto, o papel do professor é fundamental. É dele a missão de mediar à
aprendizagem e motivar o aluno. Para isso, eles também recebem uma formação
continuada na metodologia do Telecurso.", afirmou a coordenadora de
Desenvolvimento Escolar da Secretaria de Educação, professora Isabel Pinheiro.
Sobre o Telecurso
Entre os
principais motivos que levaram o governo do Rio Grande do Norte a adotar o
programa como política pública de ensino está o elevado índice de aprovação do
Telecurso, que ultrapassa os 90%. A política também foi adotada pelos governos
do Rio de Janeiro, Acre, Amazonas, Pernambuco, e pelo município de Belo
Horizonte (MG). Em todo o Brasil, o programa possui 30 mil salas de aula,
beneficiando mais de seis milhões de pessoas.
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