sexta-feira, 27 de maio de 2011

Encontro Estadual do Censo Escolar de Educação

Nesta quarta-feira 25/04 em Natal aconteceu o encontro sobre o censo Escolar para os diretores das Diretorias Regionais de Educação e secretários Municipais de Educação do Estado do RN, representando a nossa 13º Dired estavam Presentes a Diretora Raimunda Ferreira Freire e a professora e técnica administrativa Jânia Carvalho.
O Secretário de Educação do Município de Apodi Izauro Camilo de Oliveira foi representado pelo competente técnico da secretaria de Educação Lindomar Carlos.
O encontro teve como objetivo, passar orientações e informações sobre o funcionamento do sistema Educacenso.
Veja alguns momentos:


Diretora Raimunda Ferreira Freire, técnico Lindomar Carlos e a professora Jânia Carvalho


Diretora da 13º Dired Mundinha, Coordenadora Elizabeth e a Técnica Jânia


 
Sobre o censo Escolar...
O que é?
O Censo Escolar é uma pesquisa que tem por objetivo fazer um amplo levantamento sobre as escolas de educação básica no país.
As informações coletadas podem ser classificadas em quatro grandes dimensões:
1 Escolas; 2 Alunos; 3 Docentes; 4 Turmas.
Para cada uma das dimensões são coletadas informações que buscam sua caracterização.
Quem faz?
O censo Escolar é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, em estreita articulação com as secretarias Estaduais de Educação e do Distrito Federal, com a participação e colaboração da Secretaria Municipais de Educação e das escolas de Educação básica de todo pais.
Como é feito?
Os dados são coletados por meio de um sistema de acesso via internet denominado Educacenso e ficam armazenados em um computador central nas dependências do Inep em Brasília. Os sistemas de ensino (estaduais e municipais) que possuem sistemas próprios de coleta podem migrar os dados para o banco do Inep. O Educacenso é um sistema amigável de fácil operação e com funcionalidades que permitem avaliar em tempo real a consistência das informações prestadas. O informante, previamente identificado como representante de cada escola, ainda tem acesso aos dados consolidados e relatórios que permitem analisar as informações e promover alterações ou correções, caso seja necessário.
Quando é feito?
O censo Escolar é realizado anualmente. O período de coleta é definido por portaria, e, nos últimos anos, o inicio da coleta tem sido a última quarta-feira do mês de maio, nomeada como o Dia Nacional do Censo Escolar. Essa data de referência foi escolhida para se adequar ao calendário escolar de um país com a grandeza e a diversidade do Brasil.
Para Que Serve?
O censo Escolar é uma pesquisa realizada junto aos estabelecimentos de ensino, para levantamentos de dados e informações à educação básica, objetivando subsidiar a elaboração de análises, diagnósticos, planejamento do sistema educacional do país e a definição e monitoramento das políticas públicas que promovam um ensino de qualidade para todos os brasileiros. Com essas informações, o MEC gerencia programas como o Fundeb a Alimentação Escolar, a distribuição de livros Didáticos, o Dinheiro Direto na Escola, o Mais Educação, o PDE, entre outros.
Além do uso por parte das diferentes instâncias de governo, o Censo Escolar é ferramenta indispensável para que os diversos atores educacionais e a sociedade em geral possam conhecer a situação educacional do país, dos estados, municípios e escolas e acompanhar a efetividade das políticas públicas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário